São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 21,6% planejam ampliar contratações

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O levantamento do Bic Banco mostra que as 242 empresas consultadas não planejam grandes contratações de funcionários.
Para 31,9% das ouvidas pelo banco haverá, sim, diminuição do quadro de pessoal em até mais de 5%; 46,5% delas vão manter o número de empregados e 21,6% pretendem contratar mais.
"Na comparação com a pesquisa anterior, feita no final do ano passado, notamos um aumento do número de empresas que prevêem redução de funcionários", diz Paulo Mallmann, diretor do Bic.
A Philips, por exemplo, informa, por meio da sua assessoria de imprensa, que vai manter o seu pessoal neste ano -são cerca de 12 mil empregados. A última contratação -de 300 pessoas- ocorreu no início deste ano com a inauguração da sua nova fábrica de monitores de vídeo.
Exportação
O esforço para aumentar as vendas no mercado internacional foi constatado na pesquisa do Bic. Das 121 empresas exportadoras que foram ouvidas, 83,4% informaram que vão aumentar os embarques.
Antonio Carlos Romanoski, diretor-presidente da Electrolux do Brasil, diz que o plano da empresa é aumentar significativamente as exportações -sobretudo para o Mercosul- que foram de US$ 36 milhões no ano passado.
Para Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a exportação será o motor do crescimento da indústria daqui para a frente.
"O consumo interno já chegou a um patamar e se estabilizou", diz Tabacof.
Faturamento
As empresas estão razoavelmente otimistas quanto à previsão de faturamento para 1997.
Para 37,7% das ouvidas pelo Bic, o faturamento nominal cresce entre 10% e 20% e, para 21,6%, aumenta mais do que 20%, na comparação com 1996. Para 40,7% das empresas, a receita cresce até 10% ou não cresce no período.
Na análise de Paulo Mallmann, diretor financeiro do Bic, esses números mostram que os empresários prevêem um bom ano, apesar de terem fechado o primeiro trimestre com estoque.
(FF)

Texto Anterior: Empresas mantêm planos de importação
Próximo Texto: Déficit exige freio para evitar colapso, diz economista inglês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.