São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ossos crescem mais do que a pele suporta

MICHAEL BAMBERGER; DON YAEGER
DA "SPORTS ILLUSTRATED"

Os efeitos das substâncias que aumentam a performance esportiva são muito bem documentados. Esteróides causam doenças cardíacas, câncer e impotência.
O hGH, o hormônio de crescimento humano, pode desfigurar o usuário, pois promove não apenas o crescimento dos músculos, mas também dos ossos, especialmente os de pés, mãos e rosto.
Alguns usuários de hGH desenvolvem testas salientes, ossos da bochecha proeminentes e mandíbulas alongadas.
As doses de hGH praticamente empurraram os ossos contra sua pele. Ele não conseguia mais abrir completamente a própria mão.
Esse remédio, usado inicialmente por pediatras para o tratamento de nanismo, tem superado os esteróides atualmente como a droga mais popular entre velocistas e atletas que precisam de explosão muscular -esportistas brincam dizendo que Atlanta foi os "Jogos do Hormônio de Crescimento".
Ele promove a rápida recuperação dos músculos, permitindo mais horas de treinamento. Testes de urina não detectam hGH, razão suficiente para muitos atletas pagarem cerca de US$ 1.500 por mês para tomar injeções.
Entre os competidores de resistência, a droga preferida é uma versão geneticamente alterada de eritropoietina (EPO), um hormônio natural usado no tratamento de anemia e outras disfunções.
A substância promove a formação de glóbulos vermelhos no sangue, os responsáveis pela oxigenação dos músculos, proporcionando grande resistência.
Testes de urina também não detectam EPO. E apesar de, a seu uso, ser atribuída a morte de pelo menos duas dezenas de atletas, continua sendo popular entre usuários.
A mais recente novidade se chama bromantan, um estimulante desenvolvido por militares russos para manter tropas alertas e adaptá-las rapidamente a situações de calor ou frio extremos.
O caminho inverso também existe. Ginastas mulheres estariam retardando o próprio crescimento com drogas específicas.
(MB e DY)

Texto Anterior: Doping
Próximo Texto: Glossário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.