São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Glossário

Doping: emprego ilegal de substâncias excitantes ou estimulantes em atletas com o objetivo de melhorar seu rendimento físico em competições esportivas.

Eritropoietina (EPO): hormônio produzido pelo rim humano que, modificado geneticamente, aumenta a produção de glóbulos vermelhos, melhorando o transporte de oxigênio para os músculos. Utilizado por atletas especializados em provas de fundo.

Hormônio de crescimento humano (hGH): criado para o tratamento do nanismo, é usado por atletas para aumentar a massa muscular. Provoca rápida recuperação dos músculos, permitindo treinamentos mais intensos. Como efeito colateral, causa crescimento dos ossos.

Bromantan: substância que era utilizada pelo exército russo para aumentar a resistência de soldados. Ainda não está na lista de substância dopantes, apesar de sua inclusão estar sendo estudada por especialistas.

IGF-1: derivado da insulina, substância produzida naturalmente pelo organismo e que, por isso, dificilmente é identificada nos testes. Aumenta a massa muscular dos usuários.

Testosterona: hormônio masculino, também produzido naturalmente pelo organismo. O Comitê Olímpico Internacional proíbe uma concentração de testosterona no corpo maior que seis vezes a concentração de epitestosterona, um outro hormônio, mas que não traz benefícios físicos.

'Gurus': treinadores, bioquímicos, médicos ou traficantes que vendem drogas nos meios esportivos. Também comercializam regimes para que atletas utilizem essas drogas com grandes chances de não serem identificados.

'Esteróides': apelido pelos quais são chamados os jogadores de contato da NFL (liga profissional de futebol americano), halterofilistas ou corredores de provas curtas que fazem uso do hormônio de crescimento humano.

Texto Anterior: Ossos crescem mais do que a pele suporta
Próximo Texto: Dunga é estigmatizado pelo seu diferencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.