São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro ensina preparo do último jantar

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O Titanic era não só o maior navio de sua época, mas carregava a bordo o mais requintado conjunto de suprimentos culinários. Em três grandes cozinhas, 80 pessoas preparavam 6.000 refeições ao dia.
Para contar a história culinária do naufrágio, foi lançado neste mês "Last Dinner on the Titanic" (Último Jantar no Titanic), de Rick Archbold e Dana McCauley.
O livro descreve o ambiente das salas de jantar da primeira, segunda e terceira classes do navio, dando receitas de vários pratos.
A parte principal é dedicada às receitas e atmosfera do último jantar, servido em 14 de abril de 1912, aos passageiros da primeira classe.
Estão lá todas as receitas, algumas adaptadas à disponibilidade de ingredientes nos dias atuais.
São, ao todo, 11 pratos: ostras, uma seleção de sopas, salmão ao molho, prato com frango, prato de carne e vegetais, ponche de frutas, pombo assado, salada de aspargos com molho de champanhe e patê de foie gras. De sobremesa, doces, uma seleção de queijos e licores.
Dependendo da sofisticação, o anfitrião pode servir todos os 11 pratos ou apenas 6 deles.
Acompanham os pratos sugestões de vinhos brancos, tintos e espumantes. O livro dá sugestões de como produzir a festa do Titanic: envio dos convites, como arrumar a mesa, traje, como se comportar.
Além disso, há também a lista de músicas tocadas pela orquestra de cinco músicos que animava os jantares no salão principal do navio.
Diz a lenda que a orquestra tocou a valsa "Songe d'Automne", do britânico Archibald Joyce, enquanto o navio afundava.
Alguns restaurantes também oferecem o cardápio do Titanic. O Halcyon, de Nova York, preencheu com antecedência de duas semanas todas as reservas para sua reprodução do último jantar do Titanic, no último dia 14.
Outro restaurante, o Starr Easton Hall, de Ottawa, oferece uma série de pratos baseados no cardápio do navio.
O Instituto Smithsoniano, de Washington, está criando um menu especial baseado no Titanic para coincidir com o lançamento da produção holywoodiana sobre o naufrágio.
(PHB)

"Last Dinner at the Titanic", de Rick Archbold e Dana McCauley. Editora: Madison Press Book. 128 págs. Preço: US$ 17.

Texto Anterior: Pequenas rachaduras provocaram o naufrágio
Próximo Texto: Cinzas de guru do LSD vão para o espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.