São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália tem a elite do setor

MARIA HELENA ESTRADA
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MILÃO

Kartell, Dirade, Zanotta, Cassina, Acerbis, B&B e Molteni são algumas das principais empresas de móveis na Itália.
Nesse universo de elite, circulam os mais importantes designers, de Philippe Starck a Ross Lovegrove, do recém-chegado Tamar Ben David ao inglês Mattew Hilton. Os mestres italianos continuam presentes, como Achille Castiglioni (que visita o Brasil), Vico Magistretti (que este ano foi homenageado com uma bela retrospectiva) e Ettore Sottsass (cuja coleção Memphis foi relançada).
A grande vedete do design, Philippe Starck, além da cadeira "Cheap Chip", lançada pela empresa francesa XO, inaugurou em Barcelona, durante a "Primavera do Design", uma grande retrospectiva de sua carreira.
Na Driade, a figura principal foi o inglês Ross Lovegrove, com seu desenho "de uma sensualidade orgânica", segundo o crítico Vanni Pasca. Na Zanotta, se destacava a cadeira "Marsina", de Tamar Ben David, em couro e tecido. A Kartell trouxe Ron Arad com a cadeira "FPE".
No setor dos escritórios, a evolução formal é lenta, e as mudanças se desenvolvem sobretudo no campo da tecnologia. É possível dizer que uma forte tendência, cada vez mais difusa, é a nova tipologia das estações autônomas de trabalho, pensadas para o escritório em casa, como o "Server", lançado pela Desalto.
(MHE)

Texto Anterior: Experimentação teve espaço
Próximo Texto: Índios exibem ritual doloroso em Manaus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.