São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lerner diz que não vai interferir em votação

DEISE LEOBET
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O governador Jaime Lerner (PDT-PR) não pretende interferir na votação da emenda constitucional da reeleição, tanto no Senado ou quando a matéria retornar à Câmara dos Deputados.
"Essa questão compete aos próprios senadores analisar", disse Lerner, em Maringá (432 km a oeste de Curitiba).
O governador evitou polemizar sobre o tema. Disse apenas que o "jogo democrático" prevê reeleição para todos os níveis.
"Acho justo que, se houver reeleição para presidente da República, o mesmo deve ser aplicado aos governadores e prefeitos", afirmou Lerner, candidato declarado à reeleição no ano que vem.
Assessores do governador informaram que ele deverá manter a postura que vem adotando desde que o assunto começou a ser discutido pelo Congresso Nacional.
Discurso
Na votação anterior da emenda, Lerner não se empenhou para convencer os deputados da bancada paranaense a aprovar a emenda. Na época, preferiu adotar um discurso discreto porque o PDT era contrário à emenda.
Em razão de dissidências políticas, o governador também não tem trânsito com os senadores para tentar convencê-los a apoiar a reeleição para todos os níveis.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), é o provável adversário de Lerner na disputa de 98.
Outro senador, Osmar Dias (PSDB) é irmão de um dos maiores adversários políticos de Lerner, o atual presidente da estatal paranaense de energia, Álvaro Dias (PSDB).
Quanto ao senador José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR), os dois se afastaram depois que o ex-banqueiro começou a articular sua candidatura ao governo.

Texto Anterior: Encontro reúne presidenciáveis
Próximo Texto: Boa espera; Os Mosqueteiros; Degola astuta; Curso Madame Natasha de piano e português; Não tem jeito; Marcello Alencar lança o pró-matilha; O professor achou dois esqueletos da ditadura; Buarque quer uma grande prévia no PT; Jacob Frankel; Questão de lógica; Fogueira social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.