São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países projetam foguete e satélite

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

O foguete lançador Mercosul e o satélite Sabia-3 são os primeiros projetos dados a público após a assinatura do acordo espacial presidentes Carlos Menem e Fernando Henrique Cardoso, em 1996.
O foguete poderia levar uma carga de até uma tonelada e colocá-la a mil quilômetros de altura.
O objetivo inicial do programa é a construção e o lançamento de satélites de pequeno ou médio porte em órbitas baixas. "É um mercado emergente que está ainda por ser explorado", disse Conrado Varotto, presidente da Conae (Comissão Nacional de Atividades Espaciais).
A Conae é órgão que desenvolve o projeto junto com o brasileiro Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). Tanto Argentina como o Brasil tiveram projetos próprios de lançadores e satélites.
O Brasil desenvolveu o foguete VLS-1, enquanto a Argentina detém a tecnologia dos mísseis Condor 1 e 2. O objetivo é que os satélites controlem fenômenos climáticos, vazão dos rios e represas, atividade pesqueira e incêndios.
Mas, como os todos os satélites têm função dupla, poderiam servir para a vigilância militar.
(RB)

Texto Anterior: Governo reduz gastos militares
Próximo Texto: Esquerda, volver!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.