São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
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Banco diminui seus prejuízos

JULIANA GARÇON
DA REPORTAGEM LOCAL

Em abril de 96, quando começou a implantar seu sistema de gerenciamento eletrônico de imagens, o banco BMC tinha 19 auditores. Um ano depois, tem 10 pessoas no quadro e reduziu em R$ 22 mil mensais a folha de pagamento do setor.
Outros setores também tiveram os documentos convertidos em imagens. O aumento de produtividade da auditoria, no entanto, surpreendeu o próprio banco.
Como os documentos estão digitalizados, os auditores os consultam em seus computadores.
A auditoria não perde tempo esperando as outras áreas entregarem as pastas. O banco não precisa mais mandar auditores às 12 agências espalhadas pelo país -outro fator para a redução de custos.
Jair Camilo, diretor de auditoria do BMC, diz que as operações são auditadas em dez dias. Antes, o prazo podia chegar a um ano.
Para Camilo, é impossível calcular o prejuízo evitado com as auditorias mais frequentes. "Seriam perdas de R$ 1,00 a R$ 10 milhões."
Ele exemplifica com a concessão de créditos. "A agilidade evita que o banco dê crédito a uma empresa que em 15 dias não terá mais condições de pagar."
(JG)

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