São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Traverso lê Cannes em 500 fotos

MARTA AVANCINI
DE PARIS

As estrelas do cinema estão cada vez mais rígidas e perderam a cumplicidade com o público.
Esta é uma das conclusões a que se pode chegar ao final das quase 300 páginas do livro "Cannes Cinema - Cinquenta Anos de Festival Vistos pelos Traverso". Lançado dia 7, o livro conta o festival por meio de fotografias de seus protagonistas -estrelas e cineastas.
Vida Mundana
São quase 500 imagens que montam uma história do cinema a partir do olhar de quatro gerações de fotógrafos da família Traverso.
Auguste, Germaine, Henri e Gilles Traverso (este ainda vivo) se sucederam, desde 1939, na função de registrar o festival.
"Eles moram em Cannes e criaram um olhar a partir da vida mundana, que sempre foi uma característica da cidade e com a qual estavam familiarizados", disse à Folha o crítico Serge Toubiana, editor da revista "Cahiers du Cinéma" e organizador do livro.
Cumplicidade Liz Taylor, de biquini, em pose ao lado de dois marinheiros em 1950. Brigitte Bardot, descalça, corre na praia acompanhada de um menino e um grupo de fotógrafos em 1955. Ugo Tognazzi cozinha macarrão em um caldeirão à beira-mar em 1964.
"Olhar Traverso"
Essas são algumas das imagens que evocam, para Toubiana, uma proximidade estrela/público, hoje perdida pela concorrência da TV, pela agressividade e pela reserva das estrelas.
"A cada ano fica mais difícil fazer imagens que recuperem o espírito de Cannes. Perdeu-se o 'jogo' que havia entre estrela e fotógrafo", disse à Folha Gilles Traverso, que segue o festival desde 1976.
Apesar disso, o fotógrafo acredita ser possível preservar o "olhar Traverso", a contextualização.
"Se não for assim, as imagens ficam sem sentido. Este ano, eu quero refazer imagens de artistas que meu pai (Henri Traverso) fez. É um jeito de situar as coisas."

Livro: "Cannes Cinema - Cinquenta Anos de Festival"
Organizador:Serge Toubiana

Texto Anterior: Festa comemora dia esperando Bergman
Próximo Texto: Paralelas mostram que não é o Brasil que está fora de moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.