São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador x criatura

CLÓVIS ROSSI

Marbella Resort (Chile) - Itamar Franco quer ser candidato à Presidência, mesmo concorrendo contra Fernando Henrique Cardoso. Ou, para ser bem preciso: Itamar quer ser candidato exatamente porque vai concorrer com Fernando Henrique Cardoso.
É o que o ex-presidente informou, há dias, a seus interlocutores brasileiros.
Parece um caso típico de inversão da famosa história de a criatura voltar-se contra o criador. No caso, é o criador que se volta contra a criatura.
Afinal, Fernando Henrique deve a Itamar o cargo de presidente. Não que não tivesse qualidades para chegar a ele independentemente do apoio de Itamar ou de quem quer que seja. Não teria votos, o que o próprio FHC, quando era ainda chanceler de Itamar, nunca escondeu.
Um belo dia, FHC estava em Nova York, Itamar demitiu Eliseu Resende, seu terceiro ministro da Fazenda em menos de um ano, e resolveu nomear Fernando Henrique à revelia deste.
O próprio FHC conta que foi dormir chanceler e acordou ministro da Fazenda.
O resto é história conhecida, do Plano Real à vitória de seu autor.
A convivência entre eles nunca foi pacífica, embora Itamar respeitasse o peso intelectual de FHC. Este é que não escondia seu temor à instabilidade do chefe.
Quando FHC é que passou a ser chefe, não tinha mais razões para temer rompantes de Itamar, mas, ainda assim, cuidou sempre de preservá-lo. Até o episódio da venda da Vale, quando chamou de "toscos" todos os que se opunham à privatização. Itamar era (e é) um deles.
Não sei se foi essa estocada que gerou a decisão de Itamar de disputar a Presidência quando a maioria do mundo político já o considerava candidato ao governo mineiro (com grande estímulo, diga-se, do próprio FHC).
Para concretizar-se a versão criador x criatura, resta apenas que Itamar mantenha a decisão da semana passada, o que não é bem do estilo dele.

Texto Anterior: LIBERDADE DE APRENDER
Próximo Texto: Bastidores dos Transportes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.