São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dormindo com o inimigo

MIRNA FEITOZA

A cama é o lugar ideal para a proliferação do ácaro, um dos maiores causadores de alergias
O aconchego da sua cama não é só o lugar perfeito para momentos de descanso e relax merecidos. É também o ambiente ideal para a proliferação do ácaro, um dos principais responsáveis pelas alergias respiratórias.
Parente de carrapatos e micuins, esse aracnídeo microscópico encontra nos colchões e travesseiros condições de temperatura e umidade propícias ao seu desenvolvimento. "Tem a temperatura do corpo e a umidade da respiração e transpiração", afirma o alergista Fábio Morato Castro, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia.
É também na cama -especialmente no colchão- que o ácaro encontra um alimento apropriado a sua sobrevivência: a descamação da pele. Segundo Castro, o ser humano descama uma grama de pele por dia, principalmente na cama.
Os alérgicos-ou quem tem propensão a ter alergia por fatores hereditários-, devem ter cuidados não só com a cama.
Segundo a especialista em alergia e imunologia Lavínia Machado, do Hospital das Clínicas, limpar ou eliminar tapetes, carpetes, cortinas e trocar a roupa de cama com frequência ajudam no combate ao ácaro. "Qualquer medida de limpeza que se tome diminui a quantidade de ácaro", orienta.
Ela ressalta também que bichos de pelúcia e animais domésticos, por acumularem poeira nos pêlos, também são fortes criadores de ácaro.
Além da limpeza da casa, o alergista Julio Croce, professor de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, recomenda um hábito simples: abrir as janelas para a luz do sol e ventilar a casa
Desacarização
Uma alternativa para ter a cama livredos "bichinhos da alergia" é a desacarização com filtro de água. A técnica aspira ácaros, fungos e pelese aplica um acarecida-que bloqueia por 90 dias (serve também para os demais ambientes da casa).
Para proteger a cama, o alérgico pode se valer ainda de capas para colchão e travesseiro conveccionadas totalmente em algodão. Elas são laváveis e possuem uma membrana interna que evita a proliferação do ácaro. As capas são feitas sob medida, inclusive para berços.

ONDE ENCONTRAR Alergoshop: Av. Pompéia, 1.205, Vila Pompéia, zona oeste. Tel. 262-5431.

Texto Anterior: Um suspiro preso no peito
Próximo Texto: Flácido como gelatina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.