São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Você dispensa a camisinha?

GABRIELA MICHELOTTI

Mulheres dizem que teste de HIV ou "paixão" são suficientes para desistir do preservativo
Participaram deste debate Silvia Maria Mendonça do Amaral, 33, empresária, Eva Carvalho, 35, professora, Lúcia Márica André, 44, psicóloga, Andrea Nogueira Braga, 23, secretária, Maria Carolina Delboni Secches, 22, atriz e Marcia Nakayama, 32, secretária.
*
Revista - Vocês transam sem camisinha?
Carolina - Se você já está namorando há algum tempo, um exame pode valer.
Eva - A camisinha tem que ser usada sempre. Só não precisa ser usada depois de um teste de HIV, se você ama com muito sentimento ou se você tem muita confiança no parceiro.
Lúcia - Mas o problema é que a mulher ainda não se impõe, principalmente em relacionamentos fixos. Se eu pedir para ele usar a camisinha, estou acusando de infiel. Quando a mulher se apaixona, ela pára de usar.
Carolina - Esse negócio de segurança é complicado. Você nunca pode dizer que não existe a hipótese de encontrar alguém e ter uma atração. Quando está com um relacionamento fixo e vai sair com alguém, tem que usar camisinha.
Silvia - Eu sou casada há 11 anos, e a gente usa camisinha, porque eu não tomo pílula. Quando rola sem camisinha, tenho confiança nele.
Carolina - Eu namoro faz tempo. Quando a gente decidiu tirar a camisinha, fomos fazer o teste.
Marcia - Eu fiquei casada dez anos e sempre usei.
Revista - Vocês transariam com alguém que se recusasse a usar?
Eva - Talvez, depois de um teste.
Marcia - Acho melhor não arriscar.
Andréa - Mês passado eu conheci um cara interessante. Tive que dizer que não ia rolar. Isso é complicado porque você deixa de conhecer uma pessoa. Eu estava há três meses sozinha e o uso atrapalhou a relação. Mas não me fez mal.
Carolina - Você tem que segurar a vontade, e muita gente não consegue.
Revista - É difícil para vocês convencer o homem a usar camisinha?
Lúcia - O homem tem uma resistência muito grande. Eles até falam que é legal, mas na hora H...
Márcia - Os homens de uns 30 anos usam na boa. Eu conheci homens mais velhos que têm sempre uma camisinha na mão. Os mais jovens não têm.
Revista - A mulher tem que levar sempre a camisinha?
Carolina - Tem. Mas quando eu comecei a namorar, tinha uma. E meu namorado achou um absurdo uma mulher andar com camisinha na bolsa.
Silvia - Para comprar camisinha é outro problema. Um dia, fui com meu marido a uma farmácia para comprar, mas só eu desci do carro. Era véspera de feriado, e comprei x camisinhas. Pedi para o farmacêutico três caixas, quando estava pagando, o cara que me atendeu falou: "nossa, tem gente que vai se divertir neste feriado".
Revista - Como vocês fazem para convencer o cara a usar camisinha?
Carolina - Imagina você sentada, conversando com o cara, tentando convencê-lo a usar camisinha. É patético.

Texto Anterior: Flácido como gelatina
Próximo Texto: Toque árabe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.