São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toque árabe

RITA LOBO

O zahtar é uma especiaria árabe que pode servir para temperar ou rechear
Se você costuma frequentar restaurantes de cozinha árabe, certamente já ouviu falar de uma especiaria chamada zahtar. Composto por uma mistura de semente de gergelim, pó de sumagre e tomilho seco, moídos, o zahtar é usado para temperar carnes e vegetais. Misturado em azeite, transforma-se em pasta para ser espalhada no pão e muitas vezes é servido como recheio de esfiha.
Considero zahtar o aromatizante perfeito para berinjela. Na receita que segue, a combinação é aliada a outros elementos típicos do oriente médio.

Receitas
Rolinhos de berinjela com aroma de zahtar
. 2 pães sírios finos
. 1 colher (chá) de zahtar
. azeite de oliva
. 2 colheres (sopa) de queijo de cabra
. 3 berinjela grandes
. 20 tomates secos
. 1 limão
. sal e pimenta-do-reino

Fatie as berinjelas em rodelas finas, coloque-as sobre papel-toalha e polvilhe com sal. Abra os pães sírios e polvilhe-os com o zahtar e regue com azeite de oliva. Espalhe uniformemente meia colher de queijo de cabra em cada um.
Enxugue as rodelas de berinjela com outra folha de papel-toalha. Numa frigideira antiaderente, doure as rodelas com um fiozinho de azeite. Em seguida, disponha em fileiras sobre os discos de pão sírio preparados e respingue umas gotas de limão. Numa borda qualquer disponha uma fileira com cinco tomates secos e, a partir daí, enrole os discos.
Se quiser como aperitivo, corte os rolinhos em três ou quatro pedaços e polvilhe com mais zahtar.

Texto Anterior: Você dispensa a camisinha?
Próximo Texto: Poucas opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.