São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
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Como montar um comércio de frios e laticínios?

Leonel M. Silva (Campinas, SP)
Para iniciar um comércio de laticínios, é necessário reunir o máximo de informações sobre o mercado e sobre os produtos que pretende comercializar, já que esse tipo de negócio apresenta vantagens, mas também riscos.
Entre as vantagens, destacam-se: investimento baixo, retorno rápido (de seis meses a um ano), tamanho da loja (40 m2), linha de produtos diversificada (frios, conservas e bebidas).
Os riscos concentram-se na sazonalidade dos derivados do leite, conservação de produtos perecíveis, concorrência com supermercados e dificuldade de negociação com fornecedores.
O investimento inicial varia de R$ 20 mil a R$ 30 mil, incluindo capital de giro para o estoque inicial de dois meses, além da formação de um fundo para o pagamento de despesas eventuais.
O total prevê ainda gastos com as instalações da loja (balcões, freezer, geladeiras, expositores e móveis).
O faturamento mensal vai de R$ 6 mil a R$ 10 mil, com uma lucratividade de média de 12%. Os custos fixos não devem chegar a R$ 2 mil.
No início, a empresa pode trabalhar com uma linha básica de queijos e frios.
Depois de instalada, será preciso diversificar a oferta de mercadorias. É sempre bom levantar informações sobre a clientela, tentando identificar os hábitos de compra e preferências.
Para a abertura, é preciso os seguintes registros: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, inscrição na prefeitura -apresentando o contrato social e o de locação do imóvel devidamente registrado em cartório-, alvará da vigilância sanitária e registro no INSS.
Deve-se verificar ainda as exigências quanto à localização e ao alvará de funcionamento.

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