São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros 'colorem' canais nos EUA

MARIANA SCALZO
ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA (EUA)

Um time de brasileiros trabalha na matriz da Turner, em Atlanta, nos Estados Unidos, para ajudar a dar uma "cor local" aos sinais dos canais de TV paga TNT e Cartoon Network para o Brasil e a América Latina.
A mineira Juliana Souki atua no Cartoon há dois anos na área de programação. Ela também faz dublagens para as vinhetas promocionais brasileiras do canal.
"As dublagens dos desenhos são feitas em Los Angeles ou no Brasil, junto às grandes empresas do ramo", explica Juliana.
Em Atlanta, fica o departamento de áudio, responsável pela dublagem das peças promocionais. "Trabalhamos em esquema de free-lancer para o departamento. A preferência é sempre para o talento (voz) original, mas, se são personagens antigos, nós fazemos as vozes", conta Juliana.
Essas vinhetas destacam a programação especial do canal para eventos locais (no Brasil), como será feito no próximo mês para as festas juninas.
Por ter conhecimento da cultura brasileira, Juliana diz que programa os episódios dos desenhos a serem exibidos no Brasil de acordo com o calendário de festas do país.
Alex de Souza, que está nos EUA desde 1972, faz as traduções de eventos como Grammy e Emmy para o TNT, além de ser a voz das chamadas promocionais de filmes do canal.
Eliana Maciel, de Recife, trabalha junto com Juliana. Elas ajudam a formar a grade de programação do Cartoon Network.
Apesar de o canal ter um sinal para as transmissões para o Brasil, em português, parte da programação ainda é determinada pela matriz norte-americana.
A partir de outubro, o Cartoon vai poder programar um horário nobre independente destinado aos mercados brasileiro e argentino. Naquele mês, entrará no ar os novos episódios de "A Vaca e o Frango" e de "Johnny Bravo", que foram ao ar na "Estréia Mundial de Toons" e tiveram boa aceitação no mercado latino.
A exibição dos desenhos segue uma pesquisa de opinião feita com telespectadores duas vezes por ano. Segundo as pesquisas, os desenhos mais populares no Brasil são "Tom & Jerry", "O Maskara", "Os Flintstones", "O Laboratório de Dexter", "Zé Colméia", "Mandachuva" e os que trazem conhecidos personagens quando bebês.

A jornalista Mariana Scalzo viajou a convite da TBS (Turner Broadcasting System).

Texto Anterior: Mika Lins estréia em novelas com "Os Ossos do Barão"
Próximo Texto: Uma cópia, por favor?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.