São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4 PMs cariocas são punidos por agressão

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Quatro dos seis policiais militares flagrados por um cinegrafista amador agredindo moradores da Cidade de Deus (bairro pobre da zona oeste do Rio), no último dia 23 de março, serão desligados da corporação.
O terceiro-sargento João Carlos Barbosa e o cabo Geraldo Antonio Pereira serão expulsos. Os soldados Aldair Ferreira Menezes e Marco Aurélio Silva entrarão em licença.
As punições, resultantes do Inquérito Policial Militar instaurado pelo comando da PM, serão anunciadas hoje, oficialmente, pelo governador do Rio, Marcello Alencar.
Dois outros policiais -o major Álvaro Rodrigues Garcia e o cabo Sérgio Paiva- ainda serão submetidos ao Conselho de Justificação da Polícia Militar.
Prêmio 'faroeste'
Todos os seis pertencem ao 18º Batalhão da PM. O major e os cabos Pereira e Paiva foram premiados, em 1996, com a chamada gratificação "faroeste".
O prêmio aumenta os salários em até 150% e é dada a policiais que tenham praticado atos considerados de bravura.
A operação
A ação dos policiais na Cidade de Deus foi muito semelhante à ocorrida em Diadema (Grande São Paulo) no dia 7 de março, com a diferença de que não houve tiros nem morte.
As vítimas foram rendidas, agredidas e, depois, liberadas.
Por volta das 4h, cerca de dez pessoas foram obrigadas a ficar com as mãos na parede numa rua do bairro, recebendo agressões de diversos tipos, como tapas, socos, chutes, joelhadas e até pauladas.
Um dos agredidos desmaiou e levou chutes de um dos policiais quando estava no chão. Quando se levantou, levou golpes de cinto nas costas.
Outro rapaz só foi liberado após receber vários golpes de "palmatória" com um pedaço de pau, dados por dois PMs.
Duas das vítimas ouvidas pela Folha disseram que os policiais jogaram papelotes de cocaína sobre as pessoas detidas para incriminá-las, caso fossem levadas para a delegacia.
Ambas disseram que os policiais lhes tomaram dinheiro -R$ 20 de uma e R$ 10 da outra.

Texto Anterior: Motoristas tentam parar toda a frota em Fortaleza
Próximo Texto: Usineiro tem prisão preventiva decretada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.