São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho devolve tristeza à obra de Dorival

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Tome Conta de Meu Filho, Que Eu Também Já Fui do Mar..." chega destinado -como quer o autor- a se transformar em objeto de consulta a ouvintes desacostumados dos clássicos emepebísticos de Dorival Caymmi.
Não se trata de um compêndio de reinterpretações da obra inquestionável do artista baiano. Levadas com reverência e respeito ilimitados pelo filho, canções universalmente brasileiras como "A Lenda do Abaeté", "O Vento", "Pescaria" e "É Doce Morrer no Mar" voltam quase como se estivessem em suas formas originais, centradas em canto e violão.
Não seriam necessárias, diria alguém -bastaria voltar aos temas de Dorival na voz do próprio. Acontece que o projeto de Dori fecha-se ainda em outras intenções.
Embora reverente, o filho consegue dar novas cores às canções do pai. As letras trágicas de construções como "A Jangada Voltou Só" ou "O Mar" cobrem-se de melancolia, como a doçura praiana de Dorival jamais permitiria.
A voz triste de Dori -tão próxima à do pai quanto distante, porque próxima à da irmã Nana, grande voz feminina do país- devolve a Dorival, então, a dimensão que sua obra sempre possuiu, mas que a voz do próprio autor nunca expôs, por pura filosofia de vida.
É nesse sentido que o CD de Dori vem se opor ao que é talvez maior projeto caymmiano concebido por outro artista, "Gal Canta Caymmi" (76). Se Gal Costa potencializou a fibra de vida na obra de Caymmi, este de Dori vem reatar o fio da tragicidade, da tristeza.
Aí ele estabelece a ponte entre a obra do pai e os -sempre subvalorizados- trabalhos de Nana e Dori. A melancolia de "Tome Conta..." evoca temas hoje também clássicos, como "Porto" (75) ou "Estrela da Terra" (79, que Nana interpretou), primores de desalento de autoria de Dori.
Fechado o ciclo, Dorival se desnuda produtor de canções alegres e filhos tristes. Ou vice-versa.
(PAS)

Disco: Tome Conta de Meu Filho, Que Eu Também Já Fui do Mar...
Artista: Dori Caymmi
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Dori Caymmi volta ao pai em álbum de canções praieiras
Próximo Texto: Paul McCartney volta a revolver restos dos Beatles no novo "Flaming Pie"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.