São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Maestro é dono de rigor e transparência
JOÃO BATISTA NATALI
Já foi regida por Gustav Mahler, Anton Dvorak, Richard Strauss, Bruno Walter, Arturo Toscanini e Wilhelm Furtwaengler. Praticamente a coletânea de todos os grandes nomes deste século. Seus últimos diretores musicais foram Leonard Bernstein, Pierre Boulez e Zubin Mehta. Kurt Masur foi nomeado diretor em fins de 1991, depois de uma revolta dos músicos, que consideravam Mehta um maestro superficial. Masur levava consigo um dos mais densos currículos entre os regentes da ex-Alemanha Oriental. Passou pelo Teatro de Leipzig, pela Filarmônica de Dresde e pela Ópera Cômica de Berlim, antes de se fixar novamente em Leipzig, desta vez por 21 anos, como diretor da excelente Gewandhaus, orquestra que no século passado teve Mendelssohn entre seus diretores. Na Gewandhaus, tornou-se mundialmente conhecido o "estilo Masur": ênfase nas cadências mais lentas para realçar a idéia de profundidade, transparência no uníssono de cada naipe de cordas, nenhum apego demagógico aos acordes ou à percussão. Tornou-se um dos mestres na execução das sinfonias de Mahler. Fez as sinfonias de Beethoven com lentidão e uma incrível voltagem. Tem uma visão quase filosófica da "Quarta Sinfonia" de Brahms, na qual tenha sido talvez o único a se aproximar das versões imbatíveis de Toscanini e Carlos Kleiber. Masur é um músico perfeito em seu gênero, que -em 92, com a Filarmônica de Nova York- deixou os paulistanos de respiração presa com sua "Quarta" de Bruckner, um dos momentos mais ricos na história das temporadas da Sociedade de Cultura Artística. Kurt Masur é também uma personalidade política. Em 89, ainda na Alemanha, foi uma das personalidades de Leipzig que mediou uma trégua nos confrontos de rua e a transferência do poder aos não-comunistas. (JBN) Texto Anterior: Masur volta a SP com sua filarmônica Próximo Texto: Lausanne traz brasileiros em temporada Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |