São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM registra ação em vídeo e foto

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Toda a ação de desocupação do Conjunto Habitacional Juta 2, em São Mateus (zona leste de São Paulo), foi filmada e fotografada pela tropa de choque da Polícia Militar.
Um soldado portava uma câmera (modelo "handcam") para registrar a operação. Outro, uma câmera fotográfica. Alguns dos ex-moradores reclamaram da filmagem, dizendo que serviria para reconhecer seus líderes.
O comandante do policiamento de choque, Carlos Alberto de Camargo, disse que a presença do equipamento serve como "garantia" para os PMs.
"As ações são filmadas porque não temos nada a esconder", disse.
"A filmagem inibe excessos dos policiais e da outra parte. E serve como registro histórico e material para o nosso aperfeiçoamento técnico", acrescentou.
Segundo Camargo, o policiamento de choque tem usado câmeras em suas ações mais delicadas, como retomadas de presídios após rebeliões.
Desde 1995, as câmeras são usadas em estádios de futebol, para identificar torcedores envolvidos em brigas.
(MT)

Texto Anterior: O Plano Diretor e o IE
Próximo Texto: A CIDADE É SUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.