São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coquetel infantil chega em 60 dias

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Dois inibidores de protease foram aprovados nos EUA nas últimas semanas para uso em crianças. Trata-se do ritonavir, usado no Brasil no coquetel de adultos, e o nelfinavir.
Os dois laboratórios (Roche e Abbott) deverão ser autorizados a comercializar o produto no país no prazo de 30 a 60 dias.
Pedro Chequer, coordenador do Programa Nacional de Aids, disse que o governo passará a distribuir inibidores de protease ainda este ano.
O ritonavir para crianças tem a fórmula líquida. O nelfinavir vem em pó para ser misturado com leite. Annakatrin Pettersen, diretora clínica do laboratório que desenvolveu o nelfinavir -o Agouron-, diz que um grupo de 53 crianças vem sendo acompanhadas desde outubro.
Segundo a diretora, elas apresentaram grande melhora clínica e a quantidade de vírus no sangue de algumas não é mais percebida pelos testes disponíveis. "Mas só dentro de alguns meses saberemos exatamente qual a eficiência da droga em crianças", afirmou.
Outro estudo mostrou que o d4T é um eficiente substituto do AZT em crianças que não respondem a essa droga. O d4T vem sendo associado ao 3TC, segundo o Ministério da Saúde. As crianças têm mais dificuldade que os adultos em seguir o tratamento, diz Mark Kline, do Hospital Infantil do Texas. Por isso -afirma- uma única droga seria ideal para o tratamento de crianças.
(AB)

Texto Anterior: Mais velho "filho da Aids" faz 13 anos
Próximo Texto: Projeto pode reduzir infecção a 4%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.