São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidentes na Dutra cresceram

DA REPORTAGEM LOCAL

A via Dutra completou em março passado um ano de privatização, com estatísticas preocupantes quanto ao aumento do número de acidentes.
Até outubro do ano passado, ou seja, em oito meses de privatização, o número de acidentes havia crescido 159% e o de mortos, 26%. Cresceu também o número de atropelamentos.
A maioria das ocorrências, cerca de 62%, aconteceu no trecho paulista da rodovia.
A Polícia Federal Rodoviária credita o crescimento à melhoria das condições de tráfego da estrada depois de sua concessão à iniciativa privada, o que permitiu que os motoristas desenvolvessem velocidades maiores.
Segundo dados do Ministério dos Transportes, a maioria dos acidentes ocorre durante o dia, com boas condições de visibilidade e em retas. Os técnicos do ministério creditam à imperícia, falta de atenção ou imprudência dos motoristas cerca de 59% dos acidentes.
Por conta desse efeito, o Ministério dos Transportes elabora um estudo para otimizar as ações de fiscalização nas estradas federais. Estão sendo estudadas medidas como a utilização de carros velhos da polícia para "assustar" os motoristas e obrigá-los a reduzir a velocidade.
O crescimento não está restrito à Dutra. Somadas todas as estradas federais brasileiras, foi registrado aumento de 21% no número de mortos em acidentes entre 95 e 96.

Texto Anterior: Selecionáveis se feriram
Próximo Texto: Atropelamento mata dois no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.