São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dunga não vê pressão

MARCELO DAMATO
DO ENVIADO À NORUEGA

Dunga, definido por Zagallo como o líder do Brasil em campo, acha que a maior diferença deste time para o de 1994 é a pressão externa, que quase acabou.
Ele não acredita muito na Nigéria e na Alemanha na Copa de 1998. Para ele, os maiores rivais do Brasil serão França e Itália.
Dunga só não será o capitão na França se não aguentar mais correr em campo. Só a decadência física pode evitar que jogue sua terceira Copa. Para continuar em forma, corre quase todas as manhãs.
(MD)
*
Folha - No último amistoso, você foi chamado e já recebeu a tarja de capitão. Como encara essa predileção de Zagallo?
Dunga - Com alegria e responsabilidade. Para honrar essa confiança, continuo trabalhando.
Folha - Compare esta seleção com a da última Copa.
Dunga - A maior diferença é a pressão sobre o time. Há quatro anos, ela era enorme. Não era permitido errar. Cada jogo era um desgaste terrível. O tetracampeonato mudou tudo.
Folha - Você é, finalmente, uma unanimidade?
Dunga - Não. E não me preocupo. Tenho o apoio de quem interessa, os profissionais que trabalham comigo. É esse grupo que vai buscar outra Copa. A lição de 94 é que ou ganham todos ou perdem todos.
Folha - Quais serão os maiores rivais em 98?
Dunga - A Itália melhorou muito com a troca de técnico. E a França está com a melhor equipe de sua história. A Nigéria não tem tradição, e a Alemanha continua estagnada.
Folha - Você já definiu seu futuro no futebol?
Dunga - Vou ficar mais 18 meses no Japão. Depois me querem por mais dez anos como assessor, tempo demais. Estou pensando.

Texto Anterior: Ronaldinho evita especulações
Próximo Texto: Ficção e realidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.