São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revela poder curativo dos alimentos

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Você que, com a chegada das chuvas e a queda da temperatura, já se viu atacado por uma tosse indesejável anote aí: corte uma beterraba crua ou abacaxi em rodelas finas e cubra em uma vasilha com mel e 40 gotas de extrato de própolis. Deixe ao relento durante uma noite. No dia seguinte, tome colheradas desse caldo algumas vezes por dia.
A receita sugerida é uma das constantes no livro "Alimentos que Curam", de Paulo Eiró Gonsalves, que acaba de ser lançado. "Não se trata de colocar a homeopatia contra a alopatia, já que ambas as práticas têm méritos e problemas", ressalta.
Segundo o dr. Gonsalves, médico pediatra com especialização em homeopatia, o poder curativo dos alimentos é comprovado cientificamente em muitos casos. Em outros, a verificação desse valor também pode ser empírica (comprovada pelo uso). Esse poder pode ainda ter origem folclórica (alimentos afrodisíacos, por exemplo), mas nesses casos não contam com qualquer comprovação.
O autor ressalta que o livro não é uma proposta de substituição da medicina, seja ela alopática ou homeopática, mas de acrescentar uma alternativa, já que várias doenças podem ser cuidadas apenas com alimentos enquanto que outras podem ser aliviadas.
Um desses casos seria a diabetes, que pode ser tratada com a ingestão de uma fatia de batata yakon crua por dia. "As pessoas passam a necessitar uma quantidade menor de insulina", diz o médico.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, em ordem alfabética, o dr. Gonsalves elenca os alimentos com seu nome popular, científico e a família à qual ele pertence, fala de sua origem e características e em seguida relata seus usos terapêuticos, remetendo para a página em que o mal é descrito.
O abacate, por exemplo, que abre o livro, é citado contra 21 males. Já o abacaxi, que vem logo em seguida, ganhou 14 remissões.
Na segunda parte, também em ordem alfabética, são elencadas as doenças, as plantas indicadas e a maneira de utilizá-las (ingestão, cataplasmas, chá, inalação etc.).
Paulo Eiró Gonsalves também é autor de "Livro dos Alimentos" (editora Martins Fontes), que venceu um prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais. "Alimentos que Curam" é seu 6º livro.

Livro: Alimentos que Curam
Autor: Paulo Eiró Gonsalves
Cultural Ltda (tel. 011/607-4107) Quanto: R$ 29,50 (304 páginas)

Texto Anterior: EUA revela origem da sauvignon
Próximo Texto: Cozinha sóbria supera falhas do Appolinari
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.