São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa possui outros sítios

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os fósseis achados em Atapuerca são os mais antigos até agora encontrados na Europa, mas não estão sozinhos. Há dezenas de sítios arqueológicos do período de 700 mil a 400 mil anos atrás, um momento de transição na evolução dos hominídeos mais primitivos até as formas mais semelhantes aos homens de hoje.
Um dos sítios particularmente importantes fica na Alemanha. O sítio de Bilzingsleben, próximo a um lago, foi muito bem preservado -até instrumentos de madeira foram achados. Um crânio datado de 400 mil anos atrás parece ser o de um Homo sapiens arcaico. Mas um dos interesses de Bilzingsleben é o grande número de ossos de animais, que dão boas pistas sobre as práticas de caça pré-históricas.
Outros sítios arqueológicos europeus importantes são as cavernas nas quais foram achadas pinturas, já na fase do homem anatomicamente moderno. Pinturas rupestres e objetos decorativos surgem na evolução humana cerca de 35 mil anos atrás.
A caverna espanhola de Altamira é um dos principais exemplos dessa arte, com paredes pintadas com animais como bisões, cavalos e cervos. Três dos bisões de Altamira foram datados entre 13.600 a 14.300 anos atrás, com uma margem de erro de mais ou menos 400 anos, por técnicas modernas de datação. A mais espetacular descoberta recente de pinturas rupestres foram os cerca de 300 desenhos feitos há 20 mil anos, no centro-sul da França.
(RBN)

Texto Anterior: Juízo de Oklahoma entra na fase final; Estrangeiros fogem da instável Serra Leoa; Tropas se enfrentam no nordeste de Angola; Otan acusa Bósnia de não cumprir acordo; Premiê do Camboja sobrevive a atentado; Aeromoças pedem US$ 5 bi de indenização
Próximo Texto: Proteína muda conceito de transmissão hereditária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.