São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor expõe benefícios da pesquisa

ROGÉRIO CÉSAR DE CERQUEIRA LEITE
DO CONSELHO EDITORIAL

Há homens que nascem professores. Alguns, os mestres-escolas, ensinam as crianças. Outros, acadêmicos, ensinam os jovens e outros, os profetas, ensinam o povo.
Há homens que produzem conhecimento, que organizaram seu cérebro para criar, para desvendar a natureza. Professores e cientistas são raros.
Às vezes, entretanto, os dois se encontram em um mesmo indivíduo, e a natureza produz essa raridade que é o bom semeador de ciência, o plantador de cientista.
José Reis durante tantas décadas nutriu o caldo de cultura que permitiu a germinação da ciência brasileira.
Houve outros cientistas, é verdade, que também se dedicaram à divulgação da ciência. Mas intermitentemente.
Ninguém no Brasil fez essa opção com tanta determinação, com tanta dedicação, com tanto amor, e com tanto sucesso.
O que muitos acadêmicos não perceberam é o quanto o próprio trabalho foi facilitado pela sutil e persistente missão de José Reis.
Pois foi ele quem derrotou resistências e removeu obstáculos subjetivos, ao expor cotidianamente à opinião pública os benefícios da pesquisa.
Esse trabalho de sedução contínua, de persuasão, abriu o caminho para todos que se ocuparam da ciência no Brasil.
Seus artigos, ao educar a população com inteligência, clareza e honestidade, também ajudaram a fazer do brasileiro um aliado do cientista na sua luta contra o obscurantismo do governo e a indigência política nacional.
Devido ao papel único que o professor José Reis desempenhou por várias gerações e desempenha ainda hoje, o Conselho Nacional de Pesquisas o honrou com a instituição de um prêmio anual atribuído à excelência em divulgação científica. É preciso deixar claro que esse prêmio já é produto do afã do próprio professor Reis.
A percepção que levou a academia a criar o prêmio foi gerada pela própria atuação do professor Reis, que com isso torna sua obra imperecível, pois nos ensinou a valorizar não apenas a ciência, mas a cultura da Ciência.

Texto Anterior: USP homenageia os 90 anos do pesquisador José Reis
Próximo Texto: Defensor da democracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.