São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgoto 'ilegal' pode ser causa

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro Domingos Alberto de Miranda Gonçalves, diretor da divisão de obras de águas pluviais da Secretaria de Vias Públicas, afirma que ligações irregulares de esgoto podem estar na origem da queda da laje do córrego da Traição, sob a ponte Ary Torres.
Segundo ele, o gás sulfídrico, produzido pelo esgoto, pode ter atacado o concreto, provocando um "envelhecimento precoce" do material.
Normalmente, quando isso acontece, surgem fissuras no concreto, segundo engenheiros consultados pela Folha.
"É comum, mas nem sempre isso ocorre. Nós fizemos uma inspeção há menos de seis meses e nada foi constatado", afirma o engenheiro da prefeitura.
O engenheiro Marcelo Rozenberg, da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, diz que isso pode ocorrer.
"É possível que os sinais tenham surgido em locais onde é difícil visualizar. Como uma cárie", diz.
Rozenberg, porém, critica os métodos de vistoria utilizados no Brasil. "Não são feitos relatórios de acompanhamento. Como o técnico que faz a inspeção não conhece o histórico do local, às vezes pode não perceber certas alterações", afirma.

Texto Anterior: Após ponte, cratera assusta São Paulo
Próximo Texto: Os megahomens e a glorificação da riqueza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.