São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferta é insuficiente em bairros distantes

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A fuga dos inquilinos do centro de São Paulo para bairros afastados -em busca de aluguéis mais baratos- provocou a redução da oferta de imóveis para locação e, consequentemente, a alta dos preços na periferia.
"É que o aumento da procura por imóveis -sobretudo de um dormitório- não foi acompanhada pela expansão da oferta", diz Hubert Gebara, diretor da Hubert Imóves.
Pelo levantamento da Hubert, que acompanha os preços dos aluguéis num raio de oito quilômetros, tomando-se como ponto central a praça da Sé, o preço do aluguel de imóveis de um dormitório na região aumentou 57,8% de abril de 1994 a abril deste ano.
"Na periferia, o aumento deve ter sido ainda maior", diz Gebara. Para ele, com a diminuição da diferença dos preços dos aluguéis entre os bairros, e com a redução da oferta de imóveis na periferia, o que deve acontecer é a volta dos inquilinos para o centro.
Assim, ele acredita que o aluguel de apartamentos de um quarto deve, a partir de agora, se manter. "Hoje, em muitos casos, já não compensa morar longe do centro e gastar mais com condução."
Endereço e espaço
Roberto Capuano, presidente do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), diz que a equiparação dos preços dos aluguéis dos imóveis de um dormitório leva agora o inquilino a optar entre endereço e espaço.
"Se quiser ficar mais próximo do centro, ele vai morar num imóvel menor. Se escolher a periferia, pode morar num espaço maior."
Capuano informa que a pesquisa de preços do Creci revela que, em 96, os preços dos aluguéis caíram -a exceção foi verificada no imóvel de um dormitório. Nesse caso, o preço da locação aumentou 25% ao longo do ano passado e mais 10% neste ano.
(FF)

Texto Anterior: Locação de imóvel maior cai até 30%
Próximo Texto: Volkswagen deve importar nova versão do Fusca a partir de 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.