São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
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SP ganha nova cratera e nova interdição

DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas uma hora depois da liberação da marginal Tietê, sob a ponte dos Remédios, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) teve de fazer nova interdição em São Paulo.
O tráfego foi interrompido às 8h30, na alça de acesso da ponte da Vila Guilherme, também na marginal Tietê (sentido Penha-Lapa). Até o fechamento desta edição, a alça ainda não havia sido reaberta.
O motivo do fechamento foi um buraco de 5 m de comprimento, 3 m de largura e 2,5 m de profundidade que surgiu, na noite anterior, no canteiro interno da alça, ao lado da ponte.
É o terceiro problema nas marginais desde a terça-feira da semana passada. Primeiro, rachou a ponte dos Remédios, que ainda está ameaçada de demolição. Depois, surgiu uma cratera sob a ponte Ary Torres, que "engoliu" quatro carros (leia texto abaixo).
O afundamento do solo de ontem foi uma decorrência de uma obra da Eletropaulo, que provocou o rompimento de uma adutora da Sabesp. A água erodiu o solo.
A interdição provocou, no pico da tarde, uma lentidão de cerca de 1 km na pista local da marginal.
Luís Carlos Françolim, superintendente de construção do sistema de transmissão da Eletropaulo, afirmou que a ponte da Vila Guilherme não foi danificada.
A Eletropaulo está construindo um túnel de 5 km de extensão ao lado da ponte. Por ele vão passar cabos para levar energia da região norte até o centro.
Inicialmente, os cabos serão instalados em valas (de cerca de 1,5 m de profundidade) até chegar ao túnel, que passa sob o rio Tietê.
Ao fazer a escavação do trecho final do túnel (já foram feitos 4,3 km dos 5 km previstos), os funcionários da empreiteira contratada pela Eletropaulo acabaram encontrando areia, que se movimentou.
A movimentação provocou a queda e o rompimento da adutora, segundo a Secretaria de Vias Públicas. O túnel tem de ser escavado na argila, um solo mais estável.
A Eletropaulo não divulgou oficialmente as causas do acidente.

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