São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violante enlouquece no fim de 'Xica'

MARIA LUIZA ROLIM
ESPECIAL PARA FOLHA, DE LISBOA

Violante enlouquece em Portugal. Este é o final português da novela "Xica da Silva" que a Rede Manchete e Walter Avancini querem manter em segredo para agarrar os telespectadores até o último capítulo.
A trama foi gravada na segunda-feira no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, a 14 km de Lisboa, onde a maquiavélica Violante (Drica Moraes) casa com o contratador João Fernandes (Victor Wagner).
O casamento não tem um final feliz. Apesar do juramento de fidelidade eterna, o coração do contratador continua a bater por Xica (Taís Araújo).
Violante, que teve um noivo que morreu enforcado por tentar contrabandear diamantes, percebe que, afinal, João nunca será seu.
O casamento e a loucura de Violante, que aparece despenteada e com fundas olheiras nos capítulos finais da novela, são os grandes acontecimentos dos próximos capítulos.
Pompa e gafe
A cerimônia realizou-se na luxuosa capela do palácio, onde vive o marquês (um eminente político, espécie de primeiro-ministro, que dirigiu os destinos dos portugueses no século 17), que obriga os noivos a casarem em Portugal.
A maior parte das cenas foi dirigida por Lizânias Sousa, que substituiu Avancini enquanto o diretor preparava no Brasil outras tomadas para o desfecho da novela.
Foi um casamento sem beijo, porque os costumes da época obrigavam ao recato, mas com muita pompa. Para interpretar o bispo que celebrou o matrimônio, foi convidado Camacho Costa, um conhecido ator português de teatro e do humorístico "Malucos do Riso", da TV Sic.
Foi Costa, aliás, quem chamou a atenção da produção para uma falha na indumentária do bispo. Segundo ele, naquela época, um bispo não poderia abençoar nem consagrar um matrimônio sem estar devidamente paramentado. Faltavam a mitra e o báculo, símbolos do poder eclesial.
As gravações eram frequentemente interrompidas pela passagem de trens, uma vez que a capela ficava a poucos metros de uma estação ferroviária.
Entre as novelas brasileiras atualmente em exibição em Portugal, "Xica da Silva" é a produção de maior audiência na TV Independente. "Salsa e Merengue", apresentada na emissora rival Sic, foi na semana passada o terceiro programa mais assistido pelos portugueses.

Texto Anterior: LEILA POR MARIETA
Próximo Texto: Sucesso de 'Simpsons' faz de Homer um novo sex-symbol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.