São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo constrói condomínio 'zen'

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Adotar uma vida mais "natural" e espiritualista foi o que levou um grupo de terapeutas a construir um condomínio bastante diferente em um sítio na serra da Mantiqueira, a cerca de 22 km de Camanducaia (sul de Minas Gerais).
"Nós fomos criativos em tudo, não seguimos nenhum modelo, viajamos mesmo", diz o terapeuta francês Michel Pankaj, 37, sobre as construções.
Ao todo, são sete casas, que exploram formas geométricas distintas e materiais naturais, como areia e muita madeira.
Um das casas é inspirada na cabala (tratado filosófico-religioso hebraico sobre uma religião secreta que se supõe haver coexistido com a religião popular dos hebreus). Outra teve como base a estrela-de-davi (formada por triângulos iguais invertidos).
Nada igual
Outra curiosidade é que os cômodos não são uniformes, todos seguem as nuances dos troncos da madeira, que foi usada, muitas vezes, no estado bruto.
"Nossas casas são meio tortas", afirma Sônia Catene, 40, médica homeopata.
"Queríamos fazer algo bonito e o mais orgânico possível", diz Sônia. Os móveis também seguem essa linha. São poucos e foram construídos com pedaços de troncos.
"A escada que dá acesso ao segundo andar da minha casa, por exemplo, é feita com um tronco de árvore", conta Sônia.
História
Pankaj é terapeuta, formou-se em medicina natural na França e morou alguns anos na Índia. Tinha como tese a criação de uma ilha ecológica.
Há 14 anos no Brasil, ele encontrou pessoas que dividiram com ele esse sonho.
Dessa união nasceu o Espaço Metamorfose, voltado para a terapia corporal e a meditação.
Após a formação do espaço, eles começaram a erguer suas próprias casas, que são batizadas com nomes como "Casa do Cristal", "Chalé das Borboletas", "Casa do Lótus" e "Casa dos Beija-flores", entre outros.
O condomínio foi construído por eles, com a ajuda de pedreiros da região. "Basicamente foram usados materiais daqui, vidros e material de demolição, além de objetos dos artesãos", diz Pankaj, que define as casas como uma forma de "construção ecológica".

Texto Anterior: TV é protagonista da decoração
Próximo Texto: Colecionador constrói cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.