São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Tenho um Escort XR3 1.8, ano 90. Gostaria de saber quantas válvulas tem o modelo, sua velocidade máxima, quanto dura um motor e se é possível instalar uma antena elétrica."
Wellinton Cintra da Silva (São Paulo, SP)
Resposta
O Escort XR3 tem motor VW AP 1.8 de oito válvulas e atinge cerca de 170 km/h. Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, a antena pode ser instalada no pára-lama esquerdo, em local apropriado. A vida útil do motor depende da manutenção e do modo de condução do carro. Há casos de motores que chegam aos 400.000 km, mas a média é de 120.000 km.

* "Comprei um Gol 1.0 em março, na concessionária 2M. Ao abastecer, o frentista me informou que a tampa de combustível não possuía chave. Verifiquei também que a luz de ré acendia somente de um lado. A revenda informou que as falhas eram normais no Gol Mi, código 1045. Além disso, notei dificuldade para abrir as portas e ainda há barulho no painel."
Isabela Maria Filippo Rangel (Guaratinguetá, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que o Gol é produzido em várias versões e, por isso, há diversas opções de acabamento. Segundo a montadora, no caso do Gol da cliente, os itens citados não são de série. A VW recomenda que a cliente leve o carro ao gerente de serviços da revenda para avaliação e correções nas portas e no painel.

A Folha contatou a leitora, que se mostrou insatisfeita por não ter sido avisada, ao comprar o veículo, da falta das peças. Ela disse que, na revenda, o barulho no painel foi sanado, mas o problema nas portas voltou.

* "Ao comprar um Mitsubishi 3000 GT, na Brabus, não recebi o código do sistema de som. Após alguns dias, a bateria ficou sem carga e, depois de ser recarregada, acionou o sistema antifurto do rádio. Levei o carro à Brabus e fui informado de que o serviço deveria ser feito na MMC, onde eu teria de pagar R$ 100 pelo código."
Cid Carlos de Freitas (São Paulo, SP)
Resposta
A Mitsubishi informou que o procedimento da empresa foi correto, mas admitiu falha na comunicação com o cliente. A empresa disse que já forneceu o código.

O leitor informou que enviou uma carta para a fábrica no Japão e está aguardando resposta para saber se deve ou não pagar pelo serviço. Freitas disse que já recebeu o código por telefone, só que a revenda insiste em cobrar os R$ 100.

* "Comprei uma S10 e, com 200 km, percebi que o volante estava descentralizado. Apareceram também problemas de ruídos e trepidação. O problema no volante foi solucionado na revenda Trans Am. Depois foram trocados câmbio, diferencial, feixe de molas traseiro e um dos pneus. Os problemas persistiram e a fábrica trocou o carro. Só que o novo carro apresenta os mesmos defeitos."
Marcelo de Souza Curi (São Paulo, SP)
Resposta
A GM informou que solucionou os problemas no veículo e continua à disposição do cliente.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o segundo carro não foi revisado nem pela concessionária nem pela montadora. Curi disse que está insatisfeito com o atendimento da revenda e acha que os defeitos são falhas de projeto do veículo.

* "Tenho um Corsa 1.0 MPFi. Gostaria de saber se é aconselhável instalar rodas aro 14 (pneus 185/60). Quero saber também qual seria sua velocidade final, bem como seu consumo e desempenho."
Armando Paulinetti (e-mail)
Resposta
A General Motors desaconselha mudanças nas características originais de seus veículos.

* "Na edição de 11 de maio, li a reclamação de um leitor sobre o mesmo problema de freio que acontece com meu Escort SW. Conversei com pessoas que compraram esse veículo, e todas reclamam que o freio é muito duro. A Ford pretende tomar alguma atitude?"
Francisco Assis Pereira Junior (Araraquara, SP)
Resposta
A Ford disse que contatou o cliente e está tomando as providências para solucionar a questão.

A Folha contatou o leitor e obteve a informação de que o carro foi levado para a revenda a pedido da montadora, mas o problema não foi detectado. Segundo o leitor, a concessionária ficou de solicitar novas instruções à fábrica, mas já se passou um mês, e o caso não foi resolvido.

* "Instalei um toca-fitas no meu Corsa GL em uma loja especializada. Após alguns meses, o equipamento passou a sofrer interferências. Na loja, depois da troca do rádio e da antena, soube que o problema era do carro. Levei o meu Corsa à revenda Cecorama, para checar a bomba de combustível e a injeção eletrônica. Não fui atendido, sob a alegação de que o toca-fitas não era original."
Antonio Carlos Domingues (Santa Bárbara d'Oeste, SP)
Resposta
A GM informou que a vistoria deixou de ser feita porque o cliente instalou um sistema de som que não é original.

* "Enviei duas cartas para a Ford, solicitando o manual do proprietário do Escort 1.8, ano 92, e ainda não obtive resposta."
Alvimar Antonio Verticchio (Niterói, RJ)
Resposta
A Ford disse que o cliente já recebeu o manual.

O leitor confirmou a informação da montadora.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Mercedes classe E tem novo motor
Próximo Texto: Linha 98 começa a ser vendida neste mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.