São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É preciso cuidado com contrato

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Conhecer bem o sistema é o primeiro passo para quem quer comprar uma cota de consórcio. Para Dinah Barreto, 39, supervisora do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), essa é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis no futuro.
"As pessoas poderão ficar amarradas por até 15 anos, então é preciso saber muito bem quais são seus direitos e seus deveres."
Dinah ressalta ainda a liberação do crédito para reforma. "Se, por um lado, parece muito atraente, as pessoas devem pensar se estão dispostas a esperar esse período todo para reformar seu imóvel."
Para o presidente da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), Vitor Bonvino, "o consumidor não pode acreditar em propostas mirabolantes, porque esses grupos é que são suscetíveis à quebra".
Contrato
Antes de assinar qualquer contrato, alerta Bonvino, as pessoas devem verificar se nele consta o que está sendo oferecido.
A Adecon (Associação dos Consumidores Consorciados do Estado de São Paulo) chama a atenção para dois pontos da nova regulamentação dos consórcios.
O primeiro diz respeito à liberação da taxa administrativa, que poderá crescer sem controle.
O segundo é a cobrança de taxa bancária, que poderá ser feita a partir de agora pela administradora -desde que esteja mencionada no contrato.

Texto Anterior: Empresas ainda estudam norma
Próximo Texto: Edifício em obras abriga Casa Cor-MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.