São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenhum ministro comparece à SBPC

MARCIO AITH
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Alegando compromissos "inadiáveis anteriormente agendados" ou problema de saúde, todos os seis ministros do governo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso convidados para participar da reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) deste ano não compareceram. Só três mandaram representantes.
É a primeira vez durante o governo de FHC que uma reunião da SBPC -realizada com recursos do próprio governo federal- deixa de contar com pelo menos um membro do primeiro escalão.
O fato, considerado por coordenadores do evento como um claro sinal de distanciamento e de desprestígio, contribuiu para reduzir o calor dos debates realizados durante o encontro, caracterizados pela falta de divergência entre os participantes.
Além dos ministros de Ciência e Tecnologia e da Educação, Israel Vargas e Paulo Renato, também rejeitaram convites para ir ao evento os titulares das pastas da Cultura, Francisco Weffort, do Planejamento, Antonio Kandir, da Saúde, Carlos César de Albuquerque, e dos Assuntos Fundiários, Raul Jungmann.
Fratura no pulso
O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lindolpho Dias, informou que o ministro Vargas não pôde ir por ter fraturado o pulso. Dias substituiu o ministro na abertura oficial do evento.
A Folha apurou que, poucos dias antes da SBPC, a assessoria de Vargas fez pressões junto à coordenadoria do evento para permitir que o ministro discursasse depois do presidente da entidade, Sérgio Henrique Ferreira.
O pedido foi rejeitado. Na cerimônia de abertura do evento, Ferreira acabou criticando, em seu discurso, a política científica do governo.
Sobre a ausência de ministros no encontro, Ferreira disse entender essa posição como contraditória: "Ele (o governo) financia o evento, o que não é barato, mas não se submete a debater suas concepções e programas".

Texto Anterior: Equilíbrio é chave para lei antibiopirataria
Próximo Texto: Carne e ricota têm contaminação alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.