São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas da AL acompanham queda no país

Mercado brasileiro influencia outros países

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

As últimas quedas verificadas na Bolsa de Valores de São Paulo contaminaram o mercado financeiro da Argentina. Ontem, a Bolsa de Valores de Buenos Aires registrou uma queda de 3,37%, uma das mais altas do ano.
Esse percentual se refere ao índice Merval, que atualmente representa a cotação acionária das 27 principais empresas com operações na Bolsa. Na segunda-feira, o índice Merval caiu 1,7%.
A maior queda do Merval neste ano foi de 4,47%, ocorrida no último dia 31 de março. O volume negociado ontem na Bolsa de Buenos Aires foi de US$ 39,5 milhões.
Algumas das empresas incluídas no índice Merval realizam exportações para o Brasil, como as siderúrgicas Siderar e Siderca, a indústria alimentícia Molino e as montadoras Peugeot e Renault.
Operadores de mercado consultados pela Folha informaram que a queda na Bolsa de Buenos Aires é um reflexo das quedas em São Paulo, que seriam explicadas por uma expectativa de desvalorização do real perante o dólar.
A presidência da Bolsa de Buenos Aires explicou que os investidores argentinos optaram por vender suas ações para realizar lucro após vários dias de alta, pois os números do mercado financeiro brasileiro não apontam para um cenário tranquilizador.
A Bolsa de Valores do México também fechou em baixa durante o dia de ontem, puxada pela queda das Bolsas brasileiras.
O principal índice mexicano, o Índice de Preços e Cotações (de 25 ações), registrou queda de 82,72 pontos, o que aponta queda total de 1,73%. Outro índice, o Inmex (de 20 ações), caiu 5,36 pontos, equivalente a 1,71%.
Os mercados acionários da Venezuela e Peru também fecharam em baixa ontem.
A queda está sendo chamada de "efeito samba", consequência do resultados do mercado acionário brasileiro nos últimos dias.

com agências internacionais

Texto Anterior: FHC quer desbravar "fronteira" asiática
Próximo Texto: Empresários aprovam ação na Indonésia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.