São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radical moderado

Em 1984, Tancredo Neves, que disputava a Presidência em eleição indireta, viaja com José Sarney, Miguel Arraes, Marcos Freire e Jarbas Vasconcelos para um comício em Recife. Com a vitória contra Paulo Maluf já assegurada, Tancredo alerta:
- Não vamos radicalizar. Façamos discursos moderados.
O primeiro a falar é Jarbas Vasconcelos, que faz um ataque pesado contra "a ditadura". Marcos Freire, que discursa em seguida, exagera mais. Vem Arraes e discursa em um tom mais duro que os dois juntos.
Penúltimo a discursar, Sarney fala moderadamente. Por fim, Tancredo surpreende e encerra o comício em Recife com o discurso mais radical da noite.
Na volta a Brasília, no avião, Sarney manifesta seu espanto a Tancredo com o discurso radical. Ao que o moderado candidato das oposições esclarece:
- Esses caras têm que aprender: no discurso, ninguém radicaliza mais que eu.

Texto Anterior: Estado prestigiado; Partido sem resultados; Inimigos do rei; Fácil de colar; Matraca preocupante; Bom de bico; Trilhos de ouro; A conferir; Ponta do iceberg; Desânimo rosa; Reação rosa; Limpa ambiental; Inteligência militar; Surfistas do apocalipse; Estranha matemática; Salada partidária
Próximo Texto: Novos membros do "Clube da Angústia"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.