São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguai facilita movimentações

LUCAS FIGUEIREDO
DO ENVIADO ESPECIAL

O fato de o Uruguai ser um paraíso fiscal faz com que os bancos encarem com naturalidade movimentações de altas somas feitas em dinheiro. Já perguntas sobre contas são recebidas com cautela.
A Folha presenciou as duas reações ao pedir informações na agência do Hollandsh Bank Unie de Montevidéu sobre a conta operada pelos argentinos Luis Felipe Ricca e Jorge Osvaldo La Salvia.
Sem se identificar, a reportagem pediu, no setor de contas no exterior, o número e o código da conta dos argentinos em Roterdã, na Holanda, para fazer um depósito.
Desconfiada, a funcionária fez várias perguntas e sugeriu ligar para os titulares em Roterdã e confirmar se esperavam algum depósito.
A suspeita só sumiu depois de informado o valor dos depósitos. Seriam dois: um de US$ 50, que serviria de aviso, e um de US$ 150 mil em dinheiro, no dia seguinte.
Em minutos descobriu-se que a conta estava sob o código Marshall Compton, mas havia sido fechada.
No setor de contas locais, foi semelhante. Mas a conta estava aberta e foi possível obter o número, além do código.
(LF)

Texto Anterior: La Salvia responde a processo no Brasil
Próximo Texto: Collor não é encontrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.