São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Prós e contras de quatro avaliações universitárias

Avaliação
. Provão
Exame Nacional de Cursos
O que avalia
. Pretende avaliar anualmente quase 5.000 cursos de graduação de faculdades e universidades
Como é feita
. Aplica prova (com questões de múltipla escolha ou dissertativas) e faz levantamento de indicadores, como titulação e contrato docente, infra-estrutura da instituição entre outros
Divulgação
. Distribui os resultados pelos conceitos A (12% dos melhor colocados), B (18% seguintes), C (40%), D (18%) e E (12%); também atribuiu conceitos a outros indicadores e tira notas médias do resultado na prova e dos outros indicadores
A favor
. É rápido, relativamente barato e, na divulgação, permite que a sociedade saiba o desempenho das instituições
Contra
. É mais quantitativo do que qualitativo -o que desconsidera a natureza do trabalho acadêmico-, tem resistência entre os avaliados

Avaliação
. Capes
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O que avalia
. Existente desde 1980, avalia a cada dois anos os hoje cerca de 1.600 cursos de pós-graduação do país
Como é feita
. Departamentos que têm pós-graduação enviam à Capes uma série de dados quantitativos (titulação docente, tempo de conclusão de teses etc.) e qualitativos (projeto do curso); em alguns casos há visita de especialistas
Divulgação
. Cada curso recebe um conceito de A a E e um relatório comentando o seu desempenho e propondo possíveis mudanças
A favor
. Começou sem alarde (ao contrário do provão) e hoje já está bem consolidada e reconhecida na comunidade acadêmica
Contra
. É um pouco mais lenta e bem mais cara do que o provão

Avaliação
. Cinaem
Comissão Interinstitucional de Avaliação do Ensino Médico
O que avalia
. Cursos de formação de médicos, que na única edição atingiu 48 das 87 escolas
Como é feita
. Submete amostras de estudantes em várias fases do curso, tem prova prática de consulta (também por amostragem, em 14 das 47 escolas) e levanta indicadores como titulação e infra-estrutura
Divulgação
. Divulga resultados globais do desempenho do ensino médico, sem nomear instituições, que têm acesso aos seus dados; propõe políticas mais globais de melhoria
A favor
. É por adesão, feita pela sociedade civil -e portanto é reconhecida pela área e tem o compromisso das instituições de seguirem as orientações da coordenação da avaliação
Contra
. É lenta -levou seis anos- e não dá à sociedade parâmetros para comparar uma instituição com outra, além de não atingir de forma igual todos os cursos

Avaliação
Paiub
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras
O que avalia
. Todo o trabalho (ensino, pesquisa e extensão) de universidades, mas não de faculdades isoladas
Como é feita
. Envolve uma auto-avaliação e uma avaliação por especialistas de fora da instituição; os vários setores da universidade são envolvidos e devem determinar suas metas e avaliar como está o desempenho
Divulgação
. Ainda não há uma dessas avaliações completamente pronta; em geral, esse tipo de avaliação produz relatórios qualitativos extensos, pouco divulgados para fora da instituição
A favor
. Toda a universidade é envolvida no processo de avaliação, é abrangente e dentro do espírito do pessoal acadêmico
Contra
. Leva muito tempo, envolve apenas universidades (que são 15% das instituições de ensino superior) e não produz resultados comparáveis

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