São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997 |
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Prós e contras de quatro avaliações universitárias Avaliação . Provão Exame Nacional de Cursos O que avalia . Pretende avaliar anualmente quase 5.000 cursos de graduação de faculdades e universidades Como é feita . Aplica prova (com questões de múltipla escolha ou dissertativas) e faz levantamento de indicadores, como titulação e contrato docente, infra-estrutura da instituição entre outros Divulgação . Distribui os resultados pelos conceitos A (12% dos melhor colocados), B (18% seguintes), C (40%), D (18%) e E (12%); também atribuiu conceitos a outros indicadores e tira notas médias do resultado na prova e dos outros indicadores A favor . É rápido, relativamente barato e, na divulgação, permite que a sociedade saiba o desempenho das instituições Contra . É mais quantitativo do que qualitativo -o que desconsidera a natureza do trabalho acadêmico-, tem resistência entre os avaliados Avaliação . Capes Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que avalia . Existente desde 1980, avalia a cada dois anos os hoje cerca de 1.600 cursos de pós-graduação do país Como é feita . Departamentos que têm pós-graduação enviam à Capes uma série de dados quantitativos (titulação docente, tempo de conclusão de teses etc.) e qualitativos (projeto do curso); em alguns casos há visita de especialistas Divulgação . Cada curso recebe um conceito de A a E e um relatório comentando o seu desempenho e propondo possíveis mudanças A favor . Começou sem alarde (ao contrário do provão) e hoje já está bem consolidada e reconhecida na comunidade acadêmica Contra . É um pouco mais lenta e bem mais cara do que o provão Avaliação . Cinaem Comissão Interinstitucional de Avaliação do Ensino Médico O que avalia . Cursos de formação de médicos, que na única edição atingiu 48 das 87 escolas Como é feita . Submete amostras de estudantes em várias fases do curso, tem prova prática de consulta (também por amostragem, em 14 das 47 escolas) e levanta indicadores como titulação e infra-estrutura Divulgação . Divulga resultados globais do desempenho do ensino médico, sem nomear instituições, que têm acesso aos seus dados; propõe políticas mais globais de melhoria A favor . É por adesão, feita pela sociedade civil -e portanto é reconhecida pela área e tem o compromisso das instituições de seguirem as orientações da coordenação da avaliação Contra . É lenta -levou seis anos- e não dá à sociedade parâmetros para comparar uma instituição com outra, além de não atingir de forma igual todos os cursos Avaliação Paiub Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras O que avalia . Todo o trabalho (ensino, pesquisa e extensão) de universidades, mas não de faculdades isoladas Como é feita . Envolve uma auto-avaliação e uma avaliação por especialistas de fora da instituição; os vários setores da universidade são envolvidos e devem determinar suas metas e avaliar como está o desempenho Divulgação . Ainda não há uma dessas avaliações completamente pronta; em geral, esse tipo de avaliação produz relatórios qualitativos extensos, pouco divulgados para fora da instituição A favor . Toda a universidade é envolvida no processo de avaliação, é abrangente e dentro do espírito do pessoal acadêmico Contra . Leva muito tempo, envolve apenas universidades (que são 15% das instituições de ensino superior) e não produz resultados comparáveis Texto Anterior: Escolas de medicina não admitem provão Próximo Texto: Provão e Capes são muito semelhantes, diz ministro Índice |
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