São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobrador 'renasce' com terapia

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O cobrador Nilo Augusto Donofrio, 51, se diz "um homem renovado" depois de ter se submetido ao atendimento psiquiátrico gratuito na DRT (Delegacia Regional do Trabalho).
Donofrio esteve desempregado até maio deste ano. O casamento de Donofrio também foi salvo pela terapia e pelo surgimento do novo emprego. "Estivemos em crise. Agora, vivo uma nova lua-de-mel", afirma.
Nos dois anos que passou desempregado, ele costumava ouvir que as amigas de sua mulher, Ieda Donofrio, 49, o comparavam aos maridos delas.
"Elas diziam que todos arranjavam algum emprego e que eu não tinha por que ficar desempregado. Eu me sentia um inútil", diz.
No novo emprego, Donofrio voltou para a área em que se especializou em 26 anos de trabalho: cobrança e cadastro de crédito.
Quando estava desempregado, Donofrio se sentiu "inseguro" em diversas ocasiões, especialmente, segundo ele, quando perdia uma oportunidade de emprego por causa da idade.
A terapia de Donofrio na DRT durou seis meses -começou em novembro. Passado esse período, ele conseguiu seu novo emprego e deixou de ir às sessões.
A psicóloga Margaret Tadiello estranhou sua ausência, até que recebeu uma carta na qual seu ex-paciente falava do novo emprego e da realização pessoal. "Quando li aquela carta, me senti extremamente gratificada."

Texto Anterior: RS oferece terapia para desempregados
Próximo Texto: Pitta inicia obra de garagens subterrâneas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.