São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Corretores "top" criam regras para o sucesso

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de imóveis de alto valor tem regras específicas. Os corretores que atuam nesse setor tem suas receitas de sucesso, que vão do simples "vestir-se bem" a noções mais subjetivas de comportamento, como "não ser chato".
Uma das regras é que a maioria não se considera corretor, e sim consultor de imóveis. Diferença aparentemente menor para quem está fora do meio.
"Hoje, todo mundo se diz corretor; o mercado está um pouco desgastado", diz Marcelo Gurgel do Amaral.
A consultoria, para eles, se enquadra melhor à função porque desenvolvem um trabalho que não é "simplesmente vender", mas auxiliar o cliente na escolha adequada do imóvel, dar informações técnicas, passar conhecimento do mercado imobiliário etc.
Receituário
Ao longo de 18 anos de profissão, o diretor da imobiliária Fernandez Mera, José Roberto Dalcon, acumulou experiência para determinar algumas regras de conduta. Seus corretores subalternos, por exemplo, devem andar sempre com ternos bem cortados.
Dalcon chega a fazer um breve dossiê de seus clientes, com os detalhes das últimas conversas. "Muitas vezes, isso serve para quebrar o gelo."
Outro segredo aprendido: "Nunca desprezar o 'papagaio-de-pirata"', diz ele, referindo-se aos acompanhantes de quem procura um imóvel. "Muitas vezes, é um parente que vai definir a venda."
O maior negócio feito por Dalcon foi o de um terreno, em São Paulo, de 400 mil m2, onde a fábrica de cosméticos Natura vai construir uma fábrica. Valor? "Sou proibido de revelar."

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