São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997 |
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Perfume 'com cheiro de mulher' surgiu em 1921
MARTA AVANCINI
pedido de Gabrielle Chanel que Ernest Beaux criou o Chanel nº 5, em 1921. Desde então, o perfume se tornou um clássico, um sucesso de mercado -ele é tido como o mais vendido no mundo-, além de ter inovado dentro da indústria de perfumes da época. O Chanel nº 5 inclui aldeídos, tipo de composto químico orgânico, em proporções nunca usadas antes dele. Ao se combinarem com as flores, os aldeídos criam um "buquê" único, abstrato e sensual. Uma sensualidade que ficou imortalizada na declaração da atriz Marilyn Monroe que disse, certa vez, usar apenas algumas gotas de Chanel nº 5 para dormir, em vez de roupas. No jargão da perfumaria, o "buquê" é o aroma que resulta da combinação de essências. O nome simples, direto, e o frasco, com predominância das linhas retas, também foram considerados inovadores. Em 1959, o frasco do Chanel nº 5 foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York. (MA) Texto Anterior: Extração artesanal é tradição na Amazônia Próximo Texto: Homem manda missão a Marte para entender origem da vida na Terra Índice |
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