São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Perfume 'com cheiro de mulher' surgiu em 1921

MARTA AVANCINI
DE PARIS

"Um perfume de mulher com cheiro de mulher." Foi com base neste
pedido de Gabrielle Chanel que Ernest Beaux criou o Chanel nº 5, em 1921.
Desde então, o perfume se tornou um clássico, um sucesso de mercado -ele é tido como o mais vendido no mundo-, além de ter inovado dentro da indústria de perfumes da época.
O Chanel nº 5 inclui aldeídos, tipo de composto químico orgânico, em proporções nunca usadas antes dele. Ao se combinarem com as flores, os aldeídos criam um "buquê" único, abstrato e sensual.
Uma sensualidade que ficou imortalizada na declaração da atriz Marilyn Monroe que disse, certa vez, usar apenas algumas gotas de Chanel nº 5 para dormir, em vez de roupas.
No jargão da perfumaria, o "buquê" é o aroma que resulta da combinação de essências.
O nome simples, direto, e o frasco, com predominância das linhas retas, também foram considerados inovadores. Em 1959, o frasco do Chanel nº 5 foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
(MA)

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