São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997
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Grife francesa de óculos chega a São Paulo

Vuarnet agora conta com 2 lojas no Estado

DA REPORTAGEM LOCAL

Famosa por sua linha de óculos de sol, a grife francesa Vuarnet acaba de desembarcar na cidade de São Paulo.
A marca, criada em 1961 pelo campeão olímpico de esqui na neve Jean Vuarnet, inaugurou neste mês sua primeira loja -mais precisamente no shopping center Morumbi (zona sudoeste).
No país são seis unidades, todas franqueadas. Duas estão no Estado de São Paulo (a do shopping Morumbi e uma instalada em São José do Rio Preto).
As outras ficam em Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Recife (PE).
"O franchising é o meio de oficializar a distribuição dos nossos produtos no país, já que sempre houve muitas revendedoras não-licenciadas", diz Antônio de Souza, 45, diretor da grife no Brasil.
A rede abriu sua primeira unidade franqueada em 1994. Segundo Souza, a meta é chegar a 20 até o final do ano.
O investimento em uma loja é de cerca de R$ 65 mil -a quantia já inclui a taxa de franquia.
Não por acaso, todas as lojas da marca estão instaladas em shopping centers.
"É onde está a melhor oferta para o nosso público, que engloba, principalmente, consumidores das classes A e B."
Seguindo o estilo do fundador da marca, as lojas oferecem roupas e acessórios para esporte e lazer.
Além dos óculos, que custam entre R$ 180 e R$ 300, outro forte da Vuarnet é a linha de jeans -cada peça feita com o tecido custa, em média, R$ 60.
"Já somos tradicionais também entre os consumidores jovens, que gostam de jeans."
Só com a linha de óculos, a marca Vuarnet vende cerca de 1,5 milhão de unidades por ano no mundo.
Eduardo Trad Karam, 36, franqueado em São Paulo, diz que começar um negócio com uma marca internacional já conhecida é "meio caminho andado". "Vale muito o respaldo da qualidade da marca."
E a qualidade é o diferencial que o comando da grife diz possuir no combate a um de seus principais adversários, a pirataria. "As imitações sempre são inferiores e de fácil identificação", afirma Souza.
"Hoje, esse mercado já não ameaça tanto, porque a fiscalização melhorou muito no Brasil", conclui ele.
Segundo Souza, os óculos falsificados chegam a custar até seis vezes menos do que os originais. Os óculos da marca francesa são vendidos com um selo de autenticidade.

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