São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilogia de Nieva volta à cena em SP

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Três peças curtas que exploram a animalidade e a sexualidade integram a "Trilogia da Danação", peça que reestréia hoje, no teatro João Caetano, em São Paulo.
O espetáculo é composto por "Chapeuzinho Vermelho de Raiva" (em que Chapeuzinho é apaixonada pelo Lobo), "Não é Verdade" (melodrama sobre a paixão de uma mulher na França do século 19) e "Paixão de Cachorra" (sobre uma prostituta que subitamente é atingida por um mal).
As histórias são de autoria do espanhol Francisco Nieva, 69, expoente do teatro contemporâneo espanhol. "A animalidade recorrente no meu teatro significa para mim uma forma de exorcizar a satanização do sexo por parte do catolicismo, da repressão religiosa que dominava a sociedade espanhola quando eu era jovem", afirmou ele, em entrevista por fax.
Além da Espanha, seus textos já foram encenados na França, Itália, Polônia e Estados Unidos. No Brasil, é representado pela primeira vez com "Trilogia da Danação".
Para o tradutor (e ator da Cia. dos Lobos) Antonio Peyri, existem dois textos na dramaturgia de Nieva. "O que está no papel e outro, mais sutil, que se trama além das palavras e que mergulha no imponderável e no misterioso."
(DR)

Peça: Trilogia da Danação
Autor: Francisco Nieva
Direção: Marcos Azevedo
Com: Cia. dos Lobos
Onde: teatro João Caetano (r. Borges Lagoa, 650, tel. 011/573-3774)
Quando: reestréia hoje, às 21h; de qui a sáb, às 21h; dom, às 20h; até 14 de setembro
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Escola forma "Grupo dos 13"
Próximo Texto: Peça explora incongruências do homem contemporâneo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.