São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Original homenageia os 'clássicos'

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Como a demonstrar que o centro da cidade não morreu, alguns bares tradicionais (também de outras regiões antigas da cidade) serão homenageados por um bar novinho em folha, de um bairro idem. O Original, que ainda não completou um ano de vida em Moema, faz de segunda (dia 28) a sexta uma homenagem aos bares clássicos de São Paulo e Rio. A cada dia, um homenageado, com direito a logotipo na entrada e a inclusão de um item no cardápio.
O Original, aliás, homenageia essas casas desde que nasceu. Sua decoração e seus petiscos são inteiramente inspirados nos bares dos anos 40 e 50. A "Semana dos Clássicos" é decorrência do seu estilo -que foi calcado no estilo deles.
Um dos bastiões etílicos do centro de São Paulo, o histórico Bar Léo, famoso pelo cremoso chope, é evocado na segunda-feira por meio de seu canapé de rosbife.
Terça-feira é dia da Mooca e de futebol, as referências do bar Elídio, cujos petiscos (manjubinhas, salame, alheiras) serão servidos.
O Elias, reduto de palmeirenses ao lado do Parque Antártica, é famoso por seu carpaccio tema da noite de quarta-feira no Original. No dia seguinte, o homenageado é o Juriti, instalado há 40 anos no Cambuci, servindo sempre, com suas batidas, aperitivos de frutos do mar.
E na sexta-feira, o Rio de Janeiro recebe uma justa homenagem. Primeiro porque é a pátria brasileira dos botecos como aqueles que inspiraram o Original. Segundo, porque o representante escolhido, o bar Bracarense, embora seja uma versão zona sul dos clássicos cariocas, é um pequeno fenômeno: não tem nem cadeira, e mesmo assim leva multidões (alguns com as próprias cadeiras) para suas portas.
Em terceiro lugar, porque seu proprietário, assassinado semanas atrás em plena rua, certamente gostaria de ver São Paulo curvando-se à maestria carioca nessa área.
(JM)

O quê: 1ª Semana dos Clássicos
Onde: Bar Original (r. Graúnas, 137, Moema, zona sul), 530-9486
Quando: de 28 de julho a 1º de agosto
Bares homenageados: Léo (r. Aurora, 100, Centro, tel. 011/221-0247), Elídio (r. Isabel Dias, 57, Mooca, tel. 011/966-5805), Elias (r. Caiowaá, 70, Perdizes, tel. 011/864-4722), Juriti (r. Amarante, 31, Cambuci, tel. 011/270-3908), Bracarense (r. José Linhares, 85, Leblon, Rio de Janeiro), tel. 021/ 294-3549

Texto Anterior: Casas de tradição ocupam o centro
Próximo Texto: Há franceses bons e baratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.