São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder se revelou em reunião

LÉO GERCHMANNO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A primeira assembléia geral dos policiais militares gaúchos em 160 anos de existência da Brigada Militar (a PM gaúcha), realizada no último dia 17 de julho, mostrou a cara do soldado Adelmar Vieira da Silva, 35.
Ele é considerado pelo governo gaúcho o mais combativo dos líderes da PM.
Presidente da Acasol (Associação dos Cabos e Soldados), Vieira, fardado com o uniforme do qual diz ter orgulho, pegou o microfone no final da manhã e gritou para os presentes: "Vamos fazer a assembléia na rua".
Era uma forma de mobilizá-los para a passeata que reuniu 6.000 PMs no centro de Porto Alegre.
O presidente da Acasol chegou a ser "convidado para se retirar" de uma rodada de negociações entre o governo e os PMs, três dias antes da assembléia geral com indicativo de greve.
Vieira diz não ter nenhuma filiação partidária. "Tenho simpatia pelos partidos que se colocam a favor dos trabalhadores e da lei", afirma.
Na Acasol, o atual presidente começou a militar como diretor do então presidente e hoje policial licenciado e deputado estadual José Gomes (PT).
Tal vínculo não pode ser considerado condicionante para enquadrá-lo como petista.
Vieira chegou a ser assessor de outro atual deputado estadual, o radialista Sérgio Zambiasi (PTB), campeão de votos no Rio Grande do Sul.

Texto Anterior: PMs classe média e vereador lideram
Próximo Texto: Comando das PMs é culpada, diz general
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.