São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comando das PMs é culpada, diz general

EMANUEL NERI
DO ENVIADO ESPECIAL A CORUMBÁ

O general Alberto Cardoso, chefe da Casa Militar da Presidência da República, culpou os comandos das Polícias Militares dos Estados pela "quebra da disciplina e pela radicalização policial" geradas pelas greves das PMs em todo o país.
Responsável pelo serviço de inteligência da Presidência, Cardoso disse não saber ainda os motivos que levaram os comandantes das PMs a permitirem as greves. "Podem ter sido por concordância, por fraqueza ou por omissão."
"Em toda a história das Polícias Militares do país, esse é o momento mais grave de quebra de disciplina", afirmou Cardoso. O general foi indicado por FHC para acompanhar as greves das PMs em todo o país.
Para Cardoso, as reivindicações das PMs "são justas em alguns casos". Mas, segundo ele, "nada justifica o que está acontecendo" com as manifestações de policiais por aumento de salários.
"Houve um afrouxamento da disciplina por parte dos comandantes das polícias", afirmou. Disse não acreditar que as greves das PMs gerem um "efeito dominó" junto às Forças Armadas, "onde o sistema de hierarquia e disciplina é muito mais arraigado".
O general afirmou que a crise das PMs vai contribuir para que se faça uma reforma em toda a estrutura policial do país. Segundo ele, essas mudanças devem ser concluídas dentro de dois ou três anos. Mas não quis dizer o novo modelo que defende para as polícias.

Texto Anterior: Líder se revelou em reunião
Próximo Texto: O monstro imortal da informática; Malhação de vento; De novo; Conta fechada; Uma novidade no mundo da moda; Avanço petroquímico: dinheiro vira capim; Fernão Bracher
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.