São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diabética controla doença com alimentação

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A professora Maria Cristina Simões Lins, 51, faz parte do grupo de diabéticos que consegue controlar sua doença sem precisar tomar qualquer tipo de remédio.
O diabetes da professora foi diagnosticado, por acaso, há cerca de cinco anos, quando ela começou a se tratar de um problema no fígado.
"Na época, sentia muita sede e urinava demais. Cheguei a tomar quase oito litros de água por dia".
Vida sedentária
Maria Cristina levava uma vida sedentária, não tinha qualquer cuidado com a alimentação e tinha excesso de peso. Pesava 20 quilos a mais que hoje.
Seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) chegaram a 180 mg %.
"Passei a evitar gorduras e doces", afirma.
"Fiquei com uma espécie de repulsa ao açúcar. Enjoava só de sentir o cheiro".
20 quilos
Com sua dieta, Maria Cristina conseguiu perder 20 quilos.
"Só não consegui aumentar minha atividade física diária. Mas, com as mudanças na minha alimentação, meus níveis de glicemia voltaram a valores normais".
Hoje, Maria Cristina não tem nenhum sintoma da doença e faz controles periódicos de glicemia com sua médica endocrinologista.
(JB)

Texto Anterior: Maioria é cuidada por clínico
Próximo Texto: Cigarro pode afetar atitude dos filhos; Infecção hospitalar vai ser tema de curso; Diuréticos ajudam idosos hipertensos; Simpósio debate venda livre de remédios; Interesse por pesquisa médica cai nos EUA; Campinas debaterá marketing médico; Tracoma tem nova opção terapêutica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.