São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vocabulário é banalizado

DA REPORTAGEM LOCAL

Prestar atenção a procedimentos e termos técnicos aeronáuticos pode funcionar como uma defesa psicológica ou como forma de socialização.
Para Ivonise Catafesta, professora do Instituto de Psicologia da USP, o ser humano acredita, hoje, devido ao progresso tecnológico, que pode dominar as forças da natureza.
"Quando acontecem acidentes, entramos em contato com nossa própria vulnerabilidade. E, quando percebe que a vida humana é vulnerável, a pessoa revê suas atitudes", disse ela.
A obtenção de dados técnicos e o uso de termos do vocabulário "aeronáutico" também funcionam como forma de integrar um indivíduo ao seu grupo social.
"As pessoas sentem a necessidade de se atualizar no assunto do dia e passam a banalizar o vocabulário técnico", declarou a professora Maria Vicentina de Paula Dick, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
"Fora que há uma necessidade de se informar que é quase como uma defesa. A pessoa passa a se jogar com mais consciência no perigo de viajar de avião. É como ler a bula de um remédio."
A professora Ana Maria Balogh, da Escola de Comunicações e Artes da USP, lembra que outros termos técnicos já foram incorporados à linguagem. "Ninguém mais fala que apaga algo, fala que 'deleta'. Você não pesquisa mais, você 'acessa' uma informação."

Texto Anterior: Acidente aéreo faz surgir novo passageiro
Próximo Texto: Estado dá leite B para cão e C para criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.