São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado dá leite B para cão e C para criança

ROBERTO COSSO
DA FT

O governo do Estado de São Paulo dá leite tipo B para os cães da Polícia Militar e distribui o de tipo C para 763 mil crianças.
Oficialmente, a Polícia Militar informa que só dá leite aos filhotes de até 120 dias de idade, mas a reportagem apurou junto a funcionários do canil da corporação que todos ganham leite.
"Um filhote toma entre meio litro e um litro (de leite) por dia. Uma cadela gestante ou amamentando pode tomar até quatro litros, mas a média entre os cães adultos é de dois litros diários", disse um funcionário.
O canil da PM tem cerca de 150 animais. A maioria é da raça pastor alemão, mas há alguns das raças labrador e rottweiller. Eles consomem cerca de 300 litros por dia, diz um policial militar.
Cerca de 15% das crianças do Estado são subnutridas. É justamente a camada mais pobre da população, que recebe o leite tipo C em programas assistenciais do governo do Estado.
Segundo o pediatra Luiz Alberto da Silva, uma das diferenças entre os tipos de leite é que a quantidade de germes e de coliformes fecais é maior no leite C que no B.
As diferenças começam na hora de retirar o leite: os produtores do tipo B precisam usar ordenhadeira mecânica e os de tipo C fazem ordenha manual.
Outra diferença entre os dois tipos de leite é a quantidade de gordura. O leite B é integral e costuma ter taxas superiores a 3,4%. O leite C é o resto do leite após a retirada da gordura para fazer queijo, manteiga, requeijão e outros laticínios.
Tratamento desigual
"Os animais estão merecendo tratamento melhor que o reservado às crianças por parte do governo", afirma o deputado estadual Paulo Teixeira (PT).
Ele disse que vai pedir uma análise do leite C para saber se ele é realmente adequado ao consumo, porque, segundo a PM, faz mal a seus animais. "Se faz mal aos cachorros da PM, também deve ser prejudicial às pessoas."
Falta de gordura
O veterinário Claudio Ronaldo Pedro disse que orienta seus clientes a darem leite B com creme de leite para filhotes de até 60 dias.
"O leite da cadela tem 9% de gordura e, o leite B da vaca, apenas 3,4%", informou.
Ronaldo Pedro se diz um defensor dos animais, mas acredita que há inversão de valores por parte do Estado nesse caso.
"Pela importância que cada um tem no planeta, o governo deveria dar leite B para as crianças e C para os cães", avalia o veterinário.

Texto Anterior: Vocabulário é banalizado
Próximo Texto: 'Programas têm limites'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.