São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

Dezembro de 80 - Miguel Rodríguez Orejuela é eleito dirigente do América de Cali.

Dezembro de 83 - O ministro da Justiça, Rodrigo Lara Bonilla, denuncia a entrada do narcotráfico no futebol. Acaba sendo assassinado em 84.

Janeiro de 85 - O presidente do Nacional de Medellín, Hernán Botero Moreno, é extraditado para os EUA. Hoje, cumpre pena de 30 anos na prisão.

Novembro de 89 - O juiz Alvaro Ortega é assassinado em Medellín, aparentemente por apostadores ligados ao narcotráfico. A morte suspendeu o Campeonato Colombiano.

Junho de 91 - O goleiro René Higuita visita o ex-chefe do cartel de Medellín Pablo Escobar, na prisão.

Fevereiro de 93 - O jogador Omar Cañas é assassinado por supostos narcotraficantes.

Setembro de 93 - O presidente do Unión Magdaleno, Eduardo Dávila, é preso. A polícia acha um carregamento de maconha em sua casa.

Julho de 94 - Os técnicos Francisco Maturana e Hernán Darío Gómez e alguns jogadores da seleção são ameaçados de morte, durante a Copa-94.

Julho de 94 - O zagueiro Andrés Escobar é assassinado em Medellín. Ele havia anotado um gol contra na Copa, na derrota para os EUA (2 a 1). Foi morto, aparentemente, por apostadores ligados ao narcotráfico.

Dezembro de 95 - O presidente da Federação Colombiana de Futebol e dirigente do América de Cali, Juan José Bellini, é detido por enriquecimento ilícito.

Julho de 96 - Os EUA suspendem o visto ao ex-jogador Willington Ortiz, por temer negócios com os irmãos Rodríguez Orejuela.

Julho de 96 - O dirigente César Villegas, do Santa Fé, é preso por enriquecimento ilícito.

Julho de 97 - O atacante da seleção Anthony De Avila dedica o gol da vitória contra o Equador aos irmãos Rodríguez Orejuela, presos.

Texto Anterior: Atacante dedica gol a traficantes e divide opiniões
Próximo Texto: Vasco minimiza e ironiza clássico no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.