São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
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Che e Márcio Souza entram no ranking

DA REDAÇÃO

Dois livros que tratam do líder revolucionário Che Guevara -"Che Guevara - A Vida em Vermelho" e "Che Guevara - Uma Biografia"- são os maiores destaques da pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos do mês de julho (leia lista ao lado).
Escrito pelo sociólogo mexicano Jorge Castañeda, "A Vida em Vermelho" tem várias afirmações que desmistificam aspectos da vida de Che Guevara, como a de que defendia a pena de morte e perseguia homossexuais.
Já "Che Guevara - Uma Biografia", do jornalista americano Jon Lee Anderson, se baseia em documentos inéditos, descobertos após o fim da URSS. A obra busca refazer o dia-a-dia do revolucionário argentino até sua morte.
No gênero ficção, o destaque fica com "Lealdade", de Márcio Souza, romance que conta a história de uma revolta no Pará, em 1807, contra o domínio português.
Outras novidades na lista são "Diário de um Magro", de Mário Prata, e "203 Maneiras de Enlouquecer", de Olívia St. Claire.
Também aparece pela primeira vez no ranking Datafolha, em ficção, "O Homem Que Calculava", obra infanto-juvenil clássica da literatura brasileira escrita por Malba Tahan.
O livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman, continua liderando o ranking geral de livros mais vendidos.
As capitais
Manaus foi a capital com a maior média de aquisição de livros (2,1 livros adquiridos por habitante). Já Porto Alegre foi a cidade com a média mais baixa de livros comprados (1,1 por habitante).
A pesquisa também indica que a maior parte dos compradores é composta por mulheres (55%) e por pessoas com mais de 26 anos (80%).
Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi realizado em 31 livrarias distribuídas em nove capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Curitiba.
A seleção das lojas procurou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Nessa escolha também foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou na rua.
A metodologia utilizada foi a do "flagrante de compra", que consiste na abordagem do entrevistado logo após a aquisição. As entrevistas foram feitas nos dias 12, 15, 16 e 17 de julho, durante o horário de funcionamento das lojas.
Foram entrevistados 2.040 compradores, que adquiriram um total de 2.993 exemplares (média de 1,5 livro por comprador).
A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.

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